O Rotary acompanha a Organização Mundial da Saúde e apoia a Semana Mundial de Imunização, dedicando o período de 24 a 30 de Abril a um problema cada vez mais importante no âmbito da saúde: a vacinação. De acordo com a OMS, aumentar a conscientização sobre o poder das vacinas e fechar as lacunas na imunização pode proteger milhões de pessoas ao redor do mundo contra doenças evitáveis por vacinação, incluindo a pólio. Este momento é uma oportunidade para destacar este trabalho e a infraestrutura para erradicação da poliomielite, criada pelo Rotary e os nossos parceiros na Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (GPEI), fornece um modelo para isso.

A GPEI - Global Polio Eradication Initiative estima que as vacinas contra a poliomielite salvaram, globalmente, cerca de 20 milhões de crianças da paralisia infantil. Quando o Rotary ajudou a lançar aquela iniciativa, em 1988, a doença paralisava diariamente mais de 1.000 pessoas ao redor do mundo, a maioria delas crianças pequenas. Desde então, o Rotary e os seus parceiros reduziram o número de casos de poliomielite em 99% e, actualmente, há apenas quatro casos causados pelo vírus selvagem da pólio, dois no Afeganistão e dois no Paquistão, que são os dois únicos países onde o vírus selvagem continua endémico.

O progresso contra a pólio é o resultado dos esforços de inúmeros voluntários e agentes de saúde que imunizam crianças em comunidades de difícil acesso e estabelecem mecanismos de vigilância global e de resposta a surtos em tempo real. A infraestrutura de erradicação da poliomielite tem sido usada para combater outras doenças infecciosas e realizar intervenções cruciais à saúde, incluindo o apoio aos esforços de prevenção e vacinação da covid-19.

Com base nas décadas de experiência na luta contra a poliomielite, que hoje está prestes a ser erradicada, o Rotary pode defender o poder e a eficácia das vacinas e desde que a pandemia começou, em 2020, os associados do Rotary têm ajudado as autoridades da saúde a comunicar informações sobre a covid-19, dissipar informações erradas e apoiar o acesso justo e igualitário às vacinas.

Este é o momento para lembrar aos cépticos e aos negacionistas que o progresso na luta contra a poliomielite é a prova de que as vacinas funcionam e a hora de mobilizar a comunidade no sentido de garantir que esta e outras doenças incapacitantes não continuem a colocar em risco crianças e adultos em todo o mundo.

Precisamos agir no sentido de fomentar a adopção das vacinas, partilhar informações objectivas sobre a vacinação e incentivar governos e autoridades a financiarem os esforços de vacinação.

Como a primeira organização a imaginar um mundo livre da pólio por meio da imunização infantil em massa, o Rotary acredita que a decisão de nos vacinarmos é um dever humanitário. Em matéria de saúde pública a liberdade de escolha pela não vacinação equivale a assumir deliberadamente o papel de agente propagador. Trazer para debate e reflexão problemas como o da vacinação é claramente uma forma de CRIAR ESPERANÇA NO MUNDO.


 

 

O Rotary Club de Almeirim volta a promover o reconhecimento ao Profissional do Ano, tendo para o efeito escolhido o Dr. Pedro Sousa e Silva, farmacêutico e membro da Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Almeirim, em reconhecimento das qualidades profissionais, humanas, de liderança, éticas e de trabalho em prol da comunidade que fazem dele um exemplo a seguir e, como tal, merecedor deste justo reconhecimento e nele todos os farmacêuticos da nossa zona geográfica.

 

O programa, agendado para o dia 19 de Abril, terá início com uma Sessão Solene, a realizar pelas 19 horas no Salão Nobre da Câmara Municipal de Almeirim, a que se seguirá um Jantar Festivo, pelas 20 horas, na Quinta da Feteira.

 

O Rotary Club de Almeirim promove no próximo dia 5 de Abril, pelas 21 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal Marquesa de Cadaval, em Almeirim, a palestra Memórias da Guerra Colonial proferida por Álvaro Joaquim Ribeiro – Furriel Miliciano, no teatro de operações de Moçambique entre 1969 e 1971. A entrada é livre.

No mês em que se assinala o cinquentenário do 25 de Abril, o Rotary Club de Almeirim não podia deixar de lançar o repto e convidar a comunidade a uma ampla reflexão sobre as Memórias da Guerra Colonial.

Sabendo-se que entre 1961 e 1974 foram mobilizados para as ex-colónias mais de 1 milhão de militares, que aqueles 13 anos de guerra colonial - na Guiné – Bissau, Angola e Moçambique - provocaram cerca de 15 mil deficientes e, que além das feridas físicas, há ainda 50 mil ex-combatentes a sofrer de stress pós-traumático, muitos dos quais vivem ainda numa guerra que os acompanha para a vida e influencia familiares e amigos, o Rotary Club de Almeirim não pode deixar de trazer à praça pública esta temática, contrariando o silenciamento sobre a Guerra Colonial e o seu impacto na atual sociedade. Um silenciamento parcialmente explicado por razões que têm a ver com as particularidades do regime que impôs a guerra e do processo de democratização que se lhe seguiu, apoiado numa autorrepresentação benevolente da experiência ultramarina portuguesa, que muito contribuirá para disfarçar o facto de Portugal partilhar com muitos outros ex-impérios coloniais europeus uma descolonização por cumprir.

O movimento rotário tem desenvolvido grandes esforços no sentido da construção da Paz, do entendimento e da compreensão mundiais e os clubes rotários sempre foram elos de uma cadeia para unir as pessoas em torno dessa ideia; por isso, recordar um conflito que, directa ou indirectamente, a todos afectou (e ainda afecta) constitui uma boa oportunidade para reflectirmos sobre o que verdadeiramente acarretam os conflitos e como as suas consequências sobre os indivíduos e as comunidades se podem prolongar no tempo.

Falar sobre experiências e memórias de quem viveu a guerra na primeira pessoa pode ser uma forma ajudar quem partilhe tais vivências, mas principalmente transmitir importante ensinamentos aos mais novos que as não viveram. E esta pode ser uma outra forma de CRIAR ESPERANÇA NO MUNDO.

 

Últimas notícias

ROTARY E A SEMANA ...

O Rotary acompanha a Organização Mundial da ...

Profissional do Ano ...

O Rotary Club de Almeirim volta a promover o ...

Memórias da Guerra ...

O Rotary Club de Almeirim promove no próximo ...

Rotary Club de Almeirim ...

  Atento às grandes preocupações ...

Objetivo de Rotary

A Prova Quádrupla

Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos:

  1. É a VERDADE?
  2. É JUSTO para todos os interessados?

Continuar...

Rotary

"Seja qual for o significado do Rotary para nós, para o mundo, ele será conhecido pelos resultados que conquistar."

— Paul P. Harris

Continuar...

Agenda

setembro 2024
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Newsletter

Scroll to top