O Rotary Club de Almeirim promove no próximo dia 5 de Abril, pelas 21 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal Marquesa de Cadaval, em Almeirim, a palestra Memórias da Guerra Colonial proferida por Álvaro Joaquim Ribeiro – Furriel Miliciano, no teatro de operações de Moçambique entre 1969 e 1971. A entrada é livre.

No mês em que se assinala o cinquentenário do 25 de Abril, o Rotary Club de Almeirim não podia deixar de lançar o repto e convidar a comunidade a uma ampla reflexão sobre as Memórias da Guerra Colonial.

Sabendo-se que entre 1961 e 1974 foram mobilizados para as ex-colónias mais de 1 milhão de militares, que aqueles 13 anos de guerra colonial - na Guiné – Bissau, Angola e Moçambique - provocaram cerca de 15 mil deficientes e, que além das feridas físicas, há ainda 50 mil ex-combatentes a sofrer de stress pós-traumático, muitos dos quais vivem ainda numa guerra que os acompanha para a vida e influencia familiares e amigos, o Rotary Club de Almeirim não pode deixar de trazer à praça pública esta temática, contrariando o silenciamento sobre a Guerra Colonial e o seu impacto na atual sociedade. Um silenciamento parcialmente explicado por razões que têm a ver com as particularidades do regime que impôs a guerra e do processo de democratização que se lhe seguiu, apoiado numa autorrepresentação benevolente da experiência ultramarina portuguesa, que muito contribuirá para disfarçar o facto de Portugal partilhar com muitos outros ex-impérios coloniais europeus uma descolonização por cumprir.

O movimento rotário tem desenvolvido grandes esforços no sentido da construção da Paz, do entendimento e da compreensão mundiais e os clubes rotários sempre foram elos de uma cadeia para unir as pessoas em torno dessa ideia; por isso, recordar um conflito que, directa ou indirectamente, a todos afectou (e ainda afecta) constitui uma boa oportunidade para reflectirmos sobre o que verdadeiramente acarretam os conflitos e como as suas consequências sobre os indivíduos e as comunidades se podem prolongar no tempo.

Falar sobre experiências e memórias de quem viveu a guerra na primeira pessoa pode ser uma forma ajudar quem partilhe tais vivências, mas principalmente transmitir importante ensinamentos aos mais novos que as não viveram. E esta pode ser uma outra forma de CRIAR ESPERANÇA NO MUNDO.

 

Últimas notícias

Memórias da Guerra ...

O Rotary Club de Almeirim promove no próximo ...

Rotary Club de Almeirim ...

  Atento às grandes preocupações ...

CONCERTO SOLIDÁRIO

É já no próximo dia 15 que terá lugar o ...

Distrito 1960 comemora ...

Assinalando a celebração do 119º Aniversário ...

Objetivo de Rotary

A Prova Quádrupla

Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos:

  1. É a VERDADE?
  2. É JUSTO para todos os interessados?

Continuar...

Rotary

"Seja qual for o significado do Rotary para nós, para o mundo, ele será conhecido pelos resultados que conquistar."

— Paul P. Harris

Continuar...

Agenda

abril 2024
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
21:00
Memórias da Guerra Colonial por Álvaro Joaquim Ribeiro
Data :  sexta, 5 de abril de 2024
6
7
8
9
21:30
Preparação do Profissional do Ano Outros  assuntos  
Data :  terça, 9 de abril de 2024
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
19:00
PROFISSIONAL DO ANO - Sessão Solene no Salão Nobre da CMAlmeirim  
20:00
PROFISSIONAL DO ANO - Jantar Festivo na Qta Feteira  
Data :  sexta, 19 de abril de 2024
20
21
22
23
21:30
Balanço do Profissional do Ano Outros  assuntos  
Data :  terça, 23 de abril de 2024
24
25
26
27
28
29
30

Newsletter

Scroll to top